Apresentações serão com os blocos que saem no sábado (25) e no domingo (26), em Brazlândia, no Guará II, no Plano Piloto e em Taguatinga
Seis escolas de samba tradicionais de Brasília vão se apresentar no sábado (25) e no domingo (26) de carnaval com blocos que sairão em pontos distintos da cidade. Ambas as atrações — escolas e blocos — estarão nas Asas Norte e Sul (Plano Piloto), em Brazlândia, no Guará II e em Taguatinga.
Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, as apresentações são um resgate de um patrimônio da folia brasiliense. “Devemos considerar essa tradição, mas de acordo com um novo pensamento político e econômico que o momento atual do País exige.” As seis agremiações formam o chamado grupo especial e não se apresentavam desde 2014. O investimento é de R$ 300 mil — R$ 50 mil para cada uma.
A saída das escolas de samba às ruas em 2017 foi acordada entre elas, os blocos carnavalescos e o governo de Brasília. “Estamos comprometidos em buscar novos modelos para o próximo ano, porque reconhecemos a importância do trabalho que elas fazem para o desenvolvimento econômico do DF”, garante Reis.
As agremiações contempladas são: Acadêmicos da Asa Norte, Águia Imperial de Ceilândia, Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro, Bola Preta de Sobradinho, Império do Guará e União da Vila Planalto e Lago Sul.
Programação das escolas de samba tradicionais de Brasília
Sábado (25)
Acadêmicos da Asa Norte
Bloco Concentra mas Não Sai
Das 20 às 21 horas
EQN 404/405 – Asa Norte
Águia Imperial
Bloco Mamãe Taguá
Das 19h30 às 20h30
Taguaparque
Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro
Bloco Galinho de Brasília
Das 15 às 16 horas
Setor Bancário Sul — Quadra 4 – Estacionamento do Edifício Caixa Cultural
Império do Guará
Bloco Pipoka Azul
Das 21 às 22 horas
Praça da Moda – Guará II
Domingo (26)
Bola Preta de Sobradinho
Carnaval de Brazlândia
Das 23 horas à meia-noite
Rua do Lago
União da Vila Planalto e Lago Sul
Bloco Baratona
Das 18 às 19 horas
Eixo Rodoviário Sul, altura da 108/208