Saiba como será o esquema especial de cada força, de 25 a 28 de fevereiro. Agefis e Detran-DF também vão atuar em 118 eventos cadastrados
Nos quatro dias oficiais de carnaval, de 25 a 28 de fevereiro, 118 eventos cadastrados agitarão Brasília, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. A expectativa é que 1,6 milhão de pessoas participem das festividades.
Para garantir a segurança, a Polícia Militar empregará efetivo das unidades especializadas (Rotam, Patamo, BPChoque e Cavalaria), a pé e motociclístico. Serão mobilizados ainda helicóptero e policiais à paisana. Haverá abordagens de suspeitos e recolhimento de objetos, como garrafas de vidro e instrumentos perfurantes.
O Corpo de Bombeiros Militar atuará com 484 homens e 78 viaturas. Já o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) contará com 360 agentes, 60 viaturas, 12 motocicletas, 3 guinchos, uma empilhadeira e uma aeronave.
A Polícia Civil trabalhará 24 horas todos os dias em 17 delegacias — quatro no Plano Piloto (1ª DP, no final da Asa Sul; 5ª DP, próximo ao Estádio Mané Garrincha; Delegacia da Criança e do Adolescente, na 204/205 Norte; e a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, na 204/205 Sul) e 13 em outras regiões administrativas: Paranoá (6ª DP, na AE, Quadra 33), Taguatinga Centro (12ª DP, na EQ 3/5, AE, Setor Central), Sobradinho (13ª DP, no Setor Central), Brazlândia (18ª DP, na AE 4, Quadra 3), Gama (20ª DP, na AE 13/17, Setor Oeste), Taguatinga Sul (21ª DP, na CSG 9), Ceilândia — Setor P Sul (23ª DP, na EQNP 30/34) e Setor O (24ª DP, na EQNO 17/18) —, Samambaia (26ª DP, na QS 411), Recanto das Emas (27ª DP, na Quadra 305), São Sebastião (30ª DP, na Quadra 2, Bairro São Bartolomeu), Planaltina (31ª DP, Quadra 19, Buritis IV) e Santa Maria (33ª DP, na CL 114).
Além disso, a Polícia Civil terá reforço das unidades especializadas. A Delegacia Eletrônica, pela internet, e o telefone 197 também vão ficar 24 horas por dia à disposição.
Agefis faz ações preventivas e de educação
De 2 de fevereiro a 6 de março, a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) promove ações preventivas e de educação na folia brasiliense. São 319 servidores trabalhando em todos os eventos — 123 auditores fiscais de atividade econômica e 196 inspetores fiscais de atividades ambientais e urbanas.
Segundo a agência, o objetivo não é notificar, apreender ou interditar os locais, mas garantir a liberdade do público, por meio da liberação de áreas de rota de fuga e passagem de blocos.
Detran recomenda priorizar o uso de transporte público
De acordo com recomendações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), os carnavalescos devem preferir o transporte público coletivo e ciclovias para chegar aos locais de evento e às concentrações com antecedência. Quem for de carro não deve estacionar em locais irregulares e dirigir após consumir álcool.
Para ver a programação completa, acompanhar informações sobre horários e locais de saída de blocos, o folião pode acessar o site Brasília tem Carnaval.