A Câmara Legislativa vai à Estrutural, nesta quinta-feira (27), para debater com a população e inaugurar o novo formato do projeto Câmara em Movimento. Além das sessões itinerantes, o projeto prevê agora o acompanhamento, durante seis meses, das prioridades definidas pelas lideranças comunitárias de cada localidade
Na Estrutural, a sessão será realizada às 15 horas, no Centro de Ensino 01 – Setor Central – Área Especial 03.
Esta será a primeira plenária do Câmara em Movimento obedecendo o novo modelo do projeto: previamente, as lideranças comunitárias participam de uma oficina de capacitação e, em seguida, elegem 10 itens que consideram prioritários para a Região Administrativa. Na Estrutural foram estabelecidos, entre outros itens (veja relação abaixo): regularização fundiária, construção de creches e escolas, enfrentamento da violência doméstica e do trabalho infantil.
A oficina preparatória junto às lideranças da Estrutural, coordenada pela Escola do Legislativo e ministrada por técnicos da Câmara, foi realizada no dia 8 de abril passado. Durante o encontro foi debatida a importância da participação social no processo legislativo e apresentadas informações sobre o orçamento e as ferramentas que a população dispõe para buscar melhorias para a sua cidade.
Prioridades definidas por lideranças da Estrutural
- Ampliação do atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social (SCFV)
- Casa de apoio LGBTTs
- Concessão de escrituras definitivas para todos, independentemente de filiação partidária
- Construção de centros públicos de cultura na Estrutural
- Construção de creches e escolas de educação infantil públicas
- Enfrentamento da violência doméstica e do trabalho infantil
- Fiscalizar e cobrar a conclusão da obra da ciclovia que liga a cidade Estrutural à Cidade do Automóvel e ao IFB/ Campus Estrutural
- Inclusão da Vila Santa Luzia nos projetos da Estrutural
- Liberação de verba para o Conselho de Cultura da Estrutural
- Regularização fundiária da Vila Santa Luzia
Além dessas prioridades, as lideranças comunitárias definiram que três representantes dos catadores de materiais recicláveis terão fala garantida durante a sessão plenária. O objetivo é apresentar as dificuldades resultantes do fechamento do Lixão da Estrutural e a necessidade de que providências sejam tomadas em benefício desses trabalhadores.
Câmara em Movimento – Estrutural
Data: 27/04 (quinta-feira)
Horário: 15 horas
Local: Centro de Ensino 01 – Setor Central – Área Especial 03 - Estrutural.