O treinamento adequado de intensivistas que enfrentam diariamente a Covid-19 tem salvado a vida de pacientes e de muitos colaboradores. O que se sabe agora sobre a doença é muito mais do que se sabia no início da pandemia. Pensando nisso, o Hospital Regional de Formosa ofereceu para 49 de seus colaboradores, entre 20 de julho e 20 de agosto, dois treinamentos para capacitação e aprimoramento de suas habilidades e visão sistêmica, com uma carga horária de 11 horas de aprendizado.
“O sucesso do Hospital Regional de Formosa está diretamente relacionado à competência e comprometimento da equipe, composta por colaboradores dedicados à causa de salvar e preservar vidas”, diz a diretora executiva da unidade, Vânia Fernandes.
Técnicas que salvam vidas
O curso ‘Capacitação em Unidade de Terapia Intensiva COVID-19’, com técnicas de reanimação cardiopulmonar, ventilação mecânica, gasometria arterial, balanço hídrico, entre outras e foi ministrado pela enfermeira Ana Paula Lazarini Dias. Durante o período de oito horas, 25 profissionais com atuação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Ala COVID-19, foram contemplados com os exercícios do curso.
O objetivo maior era transmitir aos profissionais o cuidado e a atenção que a instituição tem com a segurança deles. “O mais importante é capacitá-los para que se sintam seguros e protegidos para atuar durante esse período”, disse a enfermeira.
A Ala COVID-19 conta com 4 leitos de UTI, 16 leitos de internação e 10 leitos para observação e atendimento aos pacientes suspeitos e/ou confirmados com o novo coronavírus. A equipe de profissionais que atende esse setor do HRF é constituída por médicos, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeutas.
Qualidade para bom atendimento
Atento também às oportunidades de melhorias em seus processos de gestão de qualidade, o hospital ofereceu aos colaboradores três horas de treinamento sobre o tema ‘Introdução do Setor da Qualidade e Apresentação da Política de Gestão da Qualidade’. Participaram desse encontro outros 24 profissionais da Ala COVID-19.