O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concluiu a aplicação da Metodologia para Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-GEFIS) no Distrito Federal
A avaliação foi realizada, on-line, entre os dias 5 e 16 de abril, e forneceu um diagnóstico preliminar que avalia a maturidade e eficiência dos processos de trabalho dos órgãos envolvidos na gestão fiscal da administração pública do DF.
O Distrito Federal, por meio da Secretaria de Economia, é o vigésimo quinto estado a promover a aplicação da MD-GEFIS. O instrumento foi criado em atendimento à demanda do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda (SE/MF).
A aplicação da metodologia do BID fornece um diagnóstico da gestão fiscal que ajuda a direcionar projetos estratégicos e a identificar fortalezas e oportunidades de melhoria.
Para o representante do BID no Brasil Morgan Doyle, o instrumento de avaliação apoia os entes numa construção coletiva e realiza grande esforço para colher boas práticas. “Ela aponta como aprimorar e melhorar os serviços ao cidadão”, afirmou, durante a aplicação da metodologia. Ele também destacou que a MD-GEFIS aumenta a eficiência da gestão tributária e identifica quais áreas da gestão fiscal estão mais avançadas e quais precisam de apoio técnico para estar em um patamar mais alto.
Aplicada em 24 estados e no DF, a metodologia apresenta resultados voltados para o incremento da arrecadação e para a eficiência do gasto público, permitindo aos gestores orientar seus esforços no sentido de potencializar as entregas e priorizar investimentos.
Além da Secretaria de Economia, também participaram da aplicação da MD-GEFIS outros órgãos do GDF, como a Procuradoria-Geral do DF, a Controladoria-Geral e a Secretarias de Segurança Pública, de Projetos Especiais, de Educação, de Saúde, de Obras e de Administração Penitenciária.
Tags
Brasília de Todos Nós
Capital de Todos Os Brasileiros
Dia do Trabalhador
www.brasiliadetodosnos.com.br