Colégio firma parceria com universidade para a formação de novos professores


Além da participação nas aulas, sob supervisão, os universitários poderão vivenciar os processos pedagógicos e administrativos do colégio. O objetivo é colaborar com a formação integral de professores


Com o objetivo de contribuir na formação de professores, o Colégio Marista João Paulo II, por meio de uma parceria com a Universidade do Distrito Federal (UDF), irá oferecer estágio para estudantes do 4º e do 5º semestre do curso de Letras. A proposta prevê a inserção desses universitários em sala de aula, além das experiências nos setores administrativos, como Secretaria, Comunicação e Relacionamento. O período de aprendizado e de inserção no ambiente escolar será concluído em julho.


O estágio é uma etapa importante no currículo exigido pelos futuros profissionais. Ao todo, os universitários deverão cumprir 60h/aulas, divididas entre a observação das atividades e a participação e regência. Foram contemplados 10 alunos previamente selecionados pela UDF. 


Segundo o vice-diretor educacional do Colégio, Luiz Gustavo Mendes, o estágio é uma prática comum e uma obrigatoriedade para que o aluno universitário de licenciatura se torne um professor. “A diferença, neste caso, é todo um programa que o Colégio Marista João Paulo II criou para qualificar esse momento, apresentando a essência da instituição com seus processos pedagógicos e administrativos, em um compromisso de colaborar com a formação integral de professores”, afirma.


Pandemia – Seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, os estagiários deverão atuar apenas virtualmente, via Microsoft Teams, como convidados autorizados pelo professor regente. De acordo com o edital do programa, os dez universitários deverão seguir algumas regras como não gravar aulas, fragmentos de aulas ou imagens durante sua presença virtual, bem como não divulgar qualquer material institucional ao qual tenham acesso durante o estágio. 


Entre as pessoas envolvidas no processo de estágio está a vice-direção educacional, Coordenação Pedagógica do segmento; professor supervisor de estágio - professor titular do componente curricular de Língua Portuguesa, de Produção Textual e/ou de Literatura; e o coordenador de Estágio - professor do UDF responsável pelo estágio do curso de Letras. 



Conheça as etapas e a programação do estágio:


Acolhida Institucional: A acolhida acontecerá com a apresentação dos gestores institucionais e da história da  instituição.

Projeto Educativo: Apresentação do Projeto Educativo do  Brasil Marista com seus principais  

conceitos.

Estrutura  Administrativa: Apresentação da organização  administrativa da Rede Marista e do  Código de Conduta.

Estrutura Física e  Relacional: Apresentação sobre estratégias de relacionamento e de comunicação do Colégio e ambientes por meio virtual

Documentação  Pedagógica: Apresentação da estrutura de registros e  dos sistemas de gestão.

Apresentação do  Segmento: Apresentação da proposta pedagógica do  segmento.

Presença nas aulas e mediação do diálogo com os professores: Acesso ao ambiente virtual para observação e regência. Apresentação aos professores.

Organização da carga horária para o acompanhamento das aulas: Acesso aos horários dos professores e  montagem da programação para o  acompanhamento das aulas.

Referência para dúvidas pedagógicas: Dúvidas, diálogos e orientações. 


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