Pigmentos diferentes das vestimentas ajudam a identificar profissionais por especialidades
Profissionais do HEL já estão utilizando os novos uniformes. Foto: Divulgação
Um local de trabalho mais funcional e alegre contribui para o bom funcionamento do ambiente hospitalar, por isso o Hospital Estadual de Luziânia (HEL) agora utiliza a uniformização por diferentes cores das roupas privativas, aquelas utilizadas pelos profissionais da saúde. As vestimentas são exclusivas para uso hospitalar e são devolvidas ao final do plantão para higienização, o que minimiza risco de contaminação.
Cada área ou função agora possui uma cor específica, dessa forma, a identificação dos colaboradores passa a ser mais fácil. Além disso, a medida auxilia também os pacientes internados na unidade, facilitando o pedido de atendimento diretamente para o profissional requerido.
A separação por tons é realizada para distinguir as equipes por categorias durante a consulta ao paciente ou até mesmo durante procedimentos médicos. Dessa forma, o ambiente de internação torna-se mais seguro para quem trabalha e para quem utiliza o serviço de saúde pública.
Toda equipe foi treinada para entender a relação de cada cor com a respectiva função hospitalar. Também foi reforçada a importância dos cuidados com as roupas privativas, consideradas como instrumento essencial no exercício do trabalho. A atenção às canetas ou marcas textos nos bolsos é essencial, visto que a tinta dos objetos pode manchar as vestimentas.
A mudança foi bem aceita tanto pela equipe, quanto pelos pacientes, que elogiaram a facilidade da identificação. Outro fator foi a inserção de cores no ambiente hospitalar, deixando o local mais alegre e até mesmo tornando-o mais vívido.
As funções que foram contempladas pelo projeto são:
Amarelo – Multiprofissional;
Vinho – Enfermeiros;
Azul – Médicos;
Marrom – Higienização e processamento de roupas;
Cinza – Maqueiros;
Verde – Centro cirúrgico;
Azul escuro – Técnicos de enfermagem;
Preto – Radiologia.
Para o diretor-geral do HEL, Francisco Amud, a mudança proporciona um ambiente mais seguro, além de criar um ambiente mais agradável. “Agora podemos identificar cada função de forma muito mais fácil e também tornou todo o Hospital Estadual de Luziânia mais seguro. Mudanças assim são sempre bem-vindas e agradáveis”, afirma.