O aumento dos índices de infraestrutura tem sido um dos maiores desafios do Brasil. Com diversos pequenos municípios enfrentando problemas para elevar a qualidade de vida dos moradores, algumas regiões tem se destacado pela realização de obras mesmo em tempos de crise econômica e sanitária.
Em Porangatu, município ao norte do estado de Goiás, logo que as chuvas cessaram a administração lançou um pacote de obras de infraestrutura com mais de R$ 8 milhões investidos em obras de recapeamento, micro revestimento, construção de calçadas e galerias de captação de água, além de troca de iluminação por lâmpadas mais modernas e econômicas e revitalização de pontos como a Lagoa Grande.
Para a prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares, as obras garantirão um salto de qualidade de vida para a cidade e seus moradores. “Essas obras, além de ampliar a infraestrutura do nosso município, garantem mais qualidade de vida e dignidade aos nossos moradores”, disse Vanuza.
O município enfrentou alguns problemas com asfalto devido ao período chuvoso, uma vez que na cidade choveu o dobro previsto para o período. Como medida para conter alguns desses problemas Porangatu realizou constantes serviços de recuperação asfáltica em diferentes pontos da cidade, diminuindo o impacto causado pelas chuvas.
Dados do Índice de Desempenho Municipal apontam que 91,5 % dos municípios brasileiros estão em níveis ruins de bem-estar urbano. Com o lançamento do Avança Porangatu, como foi denominado o pacote de obras da cidade, o município sai na frente de diversos municípios da região com investimentos em lazer, infraestrutura e saneamento básico.
O pacote de obras foi dividido em 6 etapas que contemplam vários pontos da cidade e em uma das etapas o investimento traz ainda a construção de um campo society, pista de skate entre outros benefícios que aumentam o valor cultural da região e abre espaço para que novos investimentos sejam destinados à cidade.