Com o intuito de trazer mais benefícios para os alunos que fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), a instituição lançou nesta quinta-feira (3), em São Sebastião, um projeto piloto para disponibilizar, de forma gratuita, vale transporte aos estudantes
Em um primeiro momento, 19 alunos, de cursos de beleza ofertados em parceria com a Administração Regional de São Sebastião, foram agraciados com o benefício. A oferta será feita por meio de um cartão, com créditos que correspondem a R$ 11 por dia útil, para que os estudantes possam ir às aulas e voltar para suas residências sem nenhum custo. Para que o cartão seja reabastecido, o aluno precisa comprovar frequência nas aulas.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF e presidente do Conselho Regional do Senac-DF, José Aparecido Freire, com essa novidade os alunos poderão focar no estudo e na sua ascensão profissional. “Infelizmente existe uma taxa de alunos que não terminam os cursos por falta de dinheiro para pagar as passagens. Com a novidade, nossa intenção é que eles possam concluir as aulas sem nenhum custo adicional. Estamos estudando ainda a possibilidade de ofertar lanches para esses estudantes”, disse. “Nós entendemos que a educação é o principal instrumento capaz de dignificar o cidadão, de dar oportunidades e novos rumos para a sociedade”, concluiu Aparecido.
Apenas neste ano foram mais de 35 mil inscrições em diversos cursos gratuitos ofertados pelo Senac. O diretor regional interino do Senac-DF, Vitor Corrêa, informa que a instituição está, cada vez mais, envolvida com o compromisso da qualidade, criatividade e empregabilidade. “Trabalhamos muito para que os nossos alunos fossem agraciados com essa novidade. Muitas vezes a distância para chegar até o local da aula é grande, e o estudante não tem como se locomover. Agora, estamos mudando essa realidade”, explicou.
O aluno Irineu da Silva já fez três cursos no Senac pelo PSG. Ele mora na 304 Sul e tinha que pegar transporte até São Sebastião, onde o curso de cabeleireiro que ele fazia era ofertado. Agora, ele dará continuidade a sua formação profissional com o curso avançado de corte, também em São Sebastião. Com o vale, segundo ele, será muito mais fácil e prático. “Vai me ajudar muito. Antes gastava muito dinheiro com passagem, o que dificultava bastante na questão financeira. Espero que agora, com esse benefício, muitas outras pessoas tenham a chance de fazer o curso do Senac. Agradeço muito por essa oportunidade”, disse.