A estrutura é erguida no emboque do complexo viário que fica próximo à Avenida Elmo Serejo
Um grande muro de contenção está sendo erguido no lado norte do Túnel de Taguatinga nas proximidades da Avenida Elmo Serejo. A primeira etapa da construção está avançando, com o arrasamento das estacas para que todas fiquem niveladas. Além disso, estão sendo feitas a montagem e a armação da parede e a concretagem da base.
“Serão duas linhas de estacas feitas em concreto armado”, conta o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos responsáveis pela obra. “Cada fileira terá 30 pilares”, explica.
Um grande muro de contenção está sendo erguido no lado norte do Túnel de Taguatinga nas proximidades da Avenida Elmo Serejo. A primeira etapa da construção está avançando, com o arrasamento das estacas para que todas fiquem niveladas. Além disso, estão sendo feitas a montagem e a armação da parede e a concretagem da base.
“Serão duas linhas de estacas feitas em concreto armado”, conta o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos responsáveis pela obra. “Cada fileira terá 30 pilares”, explica.
Serão duas fileiras de estacas em concreto armado, cada uma com 30 pilares | Foto: Paulo H. Carvalho.
Além de proteger as paredes do metrô que ladeiam o túnel, o muro de contenção evitará o deslizamento de qualquer material proveniente do aterro. A muralha terá três metros de altura e 75 metros de extensão. A construção será sustentada por uma fundação que avança quatro metros debaixo da terra, profundidade alcançada com a ajuda de uma perfuratriz.
Considerada a maior obra viária em processo de construção no Brasil, ela vai beneficiar mais de 137 mil motoristas diariamente. O investimento é de R$ 275 milhões.
Além de proteger as paredes do metrô que ladeiam o túnel, o muro de contenção evitará o deslizamento de qualquer material proveniente do aterro. A muralha terá três metros de altura e 75 metros de extensão. A construção será sustentada por uma fundação que avança quatro metros debaixo da terra, profundidade alcançada com a ajuda de uma perfuratriz.
Considerada a maior obra viária em processo de construção no Brasil, ela vai beneficiar mais de 137 mil motoristas diariamente. O investimento é de R$ 275 milhões.