Como superar o desemprego e comandar o próprio negócio?

 Mohamed Gorayeb, especialista em venda direta, explica alguns passos para uma pessoa pode sair da condição de desempregado para alcançar uma maior independência profissional

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o desemprego subiu 8,6% no trimestre móvel de dezembro a fevereiro. Divulgada no último dia 31 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estudo mostra que o número absoluto de desocupados chega a 9,2 milhões de pessoas.

Paralelo a isto, muitas pessoas apostam no empreendedorismo para driblar as consequências do desemprego.

“As vezes, sair do seu emprego formal pode ter sido a melhor coisa que te aconteceu. Esta dor inicial pode ser o primeiro passo para entrar no comando do próprio negócio. Quanto mais você se focar em ações que lhe tragam um crescimento para a sua empresa, melhores serão os seus resultados. Não há sucesso que resista a consistência.  O desemprego pode se tornar o divisor de águas para um funcionário se tornar um empresário”, comenta Mohamed Gorayeb, especialista em vendas diretas, mentor de equipes de vendas de grandes marcas brasileiras e responsável por treinar mais de 1,2 milhões em quase 20 anos.

Para comandar o próprio negócio, Mohamed diz que algumas atitudes iniciais são primordiais ao ficar desempregado.

“A primeira coisa é mudar a mentalidade de funcionário para empresário. Não gaste o seu tempo em busca de um novo emprego. Comece a utilizá-lo pensando em como você pode começar a sua própria empresa. Da mesma forma a rescisão contratual. Caso tenha recebido algo ao sair, poupe este valor e o veja como um futuro investimento que irá lhe auxiliar a alcançar a independência financeira”, comenta o especialista.

De acordo com Mohamed, na hora de escolher a área na qual deseja atuar, é necessário refletir profundamente naquilo que se gosta de fazer.

“Quanto mais você gosta do que faz, mais amor irá colocar no seu dia a dia e melhor será o seu trabalho. Ter paixão naquilo que faz  é um dos maiores combustíveis para a independência financeira e o sucesso nos negócios. Se você gosta muito de roupas ou de perfumes, por quê não trabalhar com isto? Avalie aquilo que gosta e busque montar um negócio com esta mesma paixão”, comenta Gorayeb.

Após a escolha do setor que deseja atuar, Mohamed informa que a pessoa deve buscar bons fornecedores e parceiros.

“Liste as empresas que fornecem aquilo que é necessário para o seu negócio funcionar. Avalie preços e histórico de cada um dos fornecedores. Depois disto, é hora de buscar o cliente. Qual o perfil do seu cliente? Onde eles estão? Mapeie os seus clientes da mesma maneira que irá mapear os seus fornecedores. Essas duas atitudes podem poupar diversos passos e aumentar o seu lucro”, explica.

Segundo Gorayeb, após as primeiras vendas, o empreendedor deve buscar a especialização naquilo que faz, por isto, deve constantemente estudar sobre o seu negócio e os demais setores que ele envolve.

“Seja autorresponsável. O sucesso do seu negócio só depende de você.  A busca pela excelência, dia após dia, irá também performar melhores resultados. Essa consistência é o que irá te transformar em um empreendedor", finaliza o especialista.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper