Dia dos Povos Indígenas: Administração Regional do Plano Piloto reinaugura a Praça do compromisso, nesta quarta-feira (19)

Morte do indígena completará 26 anos no dia 20 de abril (quinta-feira)


Em alusão ao dia dos Povos Indígenas, celebrado no dia 19 de abril, a Gerência de Cultura, Esporte e Lazer da Administração Regional do Plano Piloto (GECEL) vai realizar, nesta quarta-feira (19), a “Exposição Sociocultural de Arte Indígena Itinerante”. O evento contará com a reinauguração da Praça do Compromisso, que passará a ser chamada de “Praça do Índio Pataxó Galdino Jesus dos Santos”.

A morte do Índio Galdino completa 26 anos, no dia 20 de abril de 2023. Justamente no dia posterior ao dia dos Povos Indígenas, em 20 de abril de 1997, quando ocorreu a tragédia que chocou todo país. Na 703 sul, dormia o cacique da tribo Pataxó Hã-hã-Hãe Galdino Jesus dos Santos, de 44 anos, no qual foi morto queimado por produtos inflamáveis, em uma parada de ônibus.

“Sabemos da importância que os indígenas têm e queremos que este local seja um local para respeito e reflexão. A herança e a contribuição para a formação da cultura brasileira precisam ser preservadas”, disse o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.

A Praça que é localizada entre as quadras 703 e 704 sul, receberá, além do emplacamento, sinalização em conformidade com a Lei nº 3,309, de 19 de janeiro de 2004 e totem turístico, próximo ao monumento doado pelo artista plástico Siron Franco, em homenagem ao indígena no ano de 1997.

Serviço

Reinauguração da Praça Índio Pataxó Galdino

Horário:9h

Local: entrequadra 703 e 704 sul

Presenças: Administração do Plano Piloto e demais autoridades do GDF

Texto: Daniela Uejo/RA-PP
Foto: Emanuelle Sena/RA-PP

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper