Debate sobre mudanças necessárias na reforma tributária reuniu empresários e autoridades em Joinville

 


Com o principal objetivo de esclarecer junto às indústrias de máquinas de Joinville os impactos da reforma tributária no setor e discutir mudanças necessárias na PEC 45/2019 antes da sua aprovação no Senado, José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ realizou uma palestra intitulada REFORMA TRIBUTÁRIA - PEC 45/2019 - Substitutivo aprovado pela Câmara dos Deputados no Ágora Tech, em Joinville, Santa Catarina para associados e autoridades, em 25 de agosto.

 De acordo com Gino Paulucci Jr, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, que abriu o evento, a ABIMAQ vem há anos promovendo encontros com autoridades, formadores de opinião e pessoas do governo em busca de melhores condições tributárias para o setor de maquinas e equipamentos e para a indústria em geral. “A reforma tributária é benéfica e necessária. Estamos apenas estudando formas de aprimoramento para que ela cumpra seu papel de promover o desenvolvimento nacional”, afirmou a uma platéia composta por empresários, associados e autoridades.

De acordo com Velloso, a reforma trará crescimento econômico ao país, transparência, justiça e muita simplificação, pois acabará com os cinco principais tributos de alta complexidade que existem hoje: IPI (federal); PIS (federal); Cofins (federal); ICMS (estadual) e ISS (municipal), que dará lugar ao Imposto Seletivo (federal); CBS (federal) e IBS (estadual/municipal), com uma única legislação federal para os três tributos, chamado de IVA DUAL.

 

“Olhando pelo lado da oferta, os setores que terão mais benefícios serão os manufatureiros, a indústria de transformação, os investimentos e as exportações. Com a Reforma, sairemos do inferno e entraremos no paraíso”, concluiu Velloso.

 

O Secretário de Inovação de Joinville, Willian Escher, enfatizou que o município é um polo da indústria, da logística e da indústria 4.0. Segundo ele, a cidade, por dois anos, fez o papel da desburocratização e nos próximos dois anos fará a promoção econômica.

 

“Estamos com a ABIMAQ para trazer cada vez mais a indústria e, consequentemente o desenvolvimento econômico para o município de Joinville. Precisamos que as nossas entidades empresariais e os nossos municípios se reúnam, porque lá no Senado, precisamos corrigir bastante coisa que a Câmara colocou nesse projeto da PEC 45 e tem muita emenda, e coisas para serem discutidas”.

Fernando Bade, Secretário da Fazenda do Estado de Santa Catarina, agradeceu por terem levado esse assunto à percepção do município. De acordo com ele, o momento da discussão é agora e a Reforma Tributária é necessária para gerar mais emprego, mais renda e mais riqueza para o todo o Brasil.

“Eu sou um brasileiro muito otimista, mas eu tenho todas as preocupações como joinvilense e como catarinense, assim como o Sul e o Sudeste devem ter. Sabemos muito bem que temos muita coisa pra acertar e eu agradeço à ABIMAQ por trazer essa expressão e discutir o assunto tecnicamente no alto nível que vimos aqui”, expressou Bade.

 

 

SOBRE A ABIMAQ 

 

Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e o SINDIMAQ (Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas) há mais de 85 anos trabalha para impulsionar o crescimento da indústria com foco na inovação tecnológica e na geração de negócios. 

Com estrutura nacional, possui escritórios e unidades distribuídas pelo país, representando cerca de 9.000 empresas de diferentes setores, levando a uma grande capacidade de articulação e influência junto às instituições políticas e econômicas

 

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper