20/09/2024 - Pronunciamento do governador Ibaneis Rocha durante a inauguração do novo Pistão Sul na Taguatinga - Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília |
Investigações apontam coincidência entre áreas de queimadas e regiões visadas por grileiros, afirma governador
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), revelou nesta sexta-feira (20) que a Polícia Civil investiga possível relação entre grileiros e os recentes incêndios em áreas de mata na região. Segundo Rocha, há indícios de que as queimadas ocorrem em locais visados para expansão ilegal de terras.
"As investigações da Polícia Civil apontam para queimadas em áreas onde há interesse de expandir a grilagem", declarou o governador durante evento público. Rocha também informou que o governo intensificou o monitoramento dos parques ecológicos do DF para prevenir novos focos de incêndio, especialmente durante o período de estiagem.
As declarações foram feitas na inauguração da reconstrução da Estrada Parque Contorno (DF-001), conhecida como Pistão Sul. A obra, orçada em R$ 43 milhões, contempla 5,2 km em cada sentido e beneficia aproximadamente 60 mil usuários diários. O projeto inclui ainda uma ciclovia de 5 km.
Vai de Bike
Na ocasião, Ibaneis anunciou o programa Vai de Bike, que visa expandir a malha cicloviária de Brasília. Com investimento previsto de R$ 122,8 milhões, o projeto pretende construir 325 km de novas ciclovias e revitalizar outros 400 km, além de instalar mil paraciclos na capital federal.
"Nosso objetivo é integrar todas as ciclovias, transformando o ciclismo em uma opção eficiente de transporte", afirmou o governador. Ele acrescentou que, até 2026, todo o DF contará com iluminação LED, visando maior segurança nas vias públicas.
Fauzi Nacfur, presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), ressaltou que a reconstrução da via foi planejada para atender diversos usuários, incluindo pedestres, ciclistas, motoristas e passageiros de ônibus. Segundo ele, a nova ciclovia do Pistão Sul se conectará com outras rotas, como a da EPTG, criando uma rede cicloviária integrada.
Tags
# isso é BRASÍLIA