Com o projeto, o GDF trabalha na formação de cidadãos que trabalhem por um futuro mais sustentável | Foto: Divulgação/Sema-DF |
Projeto Circuito Reciclo promove conscientização sobre consumo de água e descarte de resíduos sólidos
Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader
Foi publicado na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), desta quinta-feira (2), o extrato de termo de fomento firmado entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) e a Fundação Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva para lançar o Projeto Circuito Reciclo. A iniciativa busca levar educação ambiental a escolas públicas do Distrito Federal. Durante nove meses, o programa mobilizará estudantes para práticas sustentáveis, como o consumo consciente de água e o descarte adequado de resíduos sólidos.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, o projeto é essencial para fortalecer a preservação do bioma Cerrado. "Essa parceria nos permitirá ampliar o alcance das ações de educação ambiental, contribuindo diretamente para a conscientização de nossos jovens sobre os problemas ambientais que os cercam. Além disso, queremos formar cidadãos que entendam seu papel na construção de um futuro mais sustentável", destacou.
O subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos, Luciano Miguel, destacou o impacto positivo do projeto. "Com o Projeto Circuito Reciclo, nosso propósito é fazer da educação ambiental um agente transformador, capaz de promover mudanças duradouras e em cadeia, influenciando positivamente comportamentos individuais e coletivos em favor da preservação ambiental e da melhoria da qualidade de vida", comentou.
O projeto prevê a realização de palestras, oficinas e atividades práticas que abordarão temas como fauna e flora locais, além de problemas ambientais enfrentados pelo Cerrado. O objetivo é despertar nos estudantes o senso de responsabilidade ambiental, incentivando o uso consciente de recursos naturais e a preservação de espaços públicos.
Com o Circuito Reciclo, a expectativa é que as escolas se tornem agentes de transformação, promovendo não apenas conhecimento, mas também atitudes concretas em prol do meio ambiente. A ação reforça o compromisso do Distrito Federal com o desenvolvimento sustentável e a formação de uma geração mais consciente e engajada.
*Com informações da Secretaria do Meio Ambiente
Tags
# isso é BRASÍLIA