Foto: Carolina Curi/ Agência CLDFDepois de ser apreciada por milhares de visitantes no Museu Nacional da República, a mostra “Do Silêncio, Fez-se Arte”, que reúne telas biográficas do mineiro Marcos Anthony, chega ao Espaço Cultural Athos Bulcão da Câmara Legislativa, onde permanecerá em cartaz até o dia 30 de abril. Nos quadros do artista – que é surdo –, são perceptíveis aspectos consagrados pela história da arte, com um toque de contemporaneidade, devido à possibilidade de visualização das obras por meio de Realidade Aumentada, numa experiência interativa.
Atualmente, morando em Brasília, Marcos Anthony – que tem formação em arquitetura – é o primeiro pintor surdo a expor individualmente na cidade. Foi também pioneiro, com uma exposição solo na capital de seu estado natal. E é considerado o primeiro artista surdo brasileiro a realizar exposições individuais internacionais. Na sua trajetória, constam ainda mostras coletivas em importantes instituições. Sua obra foi reunida em um livro homônimo ao nome do artista.
Na abertura da exposição, na tarde desta quinta-feira (3), na CLDF, o deputado Robério Negreiros (PSD), além de exaltar a carreira do artista, falou da dedicação do Legislativo local à causa da deficiência. Já Marcos Anthony enfatizou que “o amor” guia a sua trajetória. E, Jane Marrocos, em nome do Conselho Curador de Cultura da Casa, evidenciou a “eloquência” dos trabalhos fazendo um contraponto ao “recôndito silêncio” descrito pelo artista.
Do Silêncio, Fez-se Arte
Pinturas de Marcos Anthony
Visitação: até 30 de abril
Horário: 9h às 19h, segunda a sexta-feira
Local: Espaço Cultural Athos Bulcão - CLDF
Entrada franca
Marco Túlio Alencar - Agência CLDF
Tags
# isso é BRASÍLIA